News

CASIO investe em projetores ecologicamente corretos

Tecnologia e sustentabilidade no compartilhamento de conhecimento

De um lado ambientalistas, de outro os apaixonados por tecnologia. A falsa ideia de que meio ambiente e progresso tecnológico não podem conviver harmoniosamente vem sendo desmontada aos poucos por empresas que investem pesadamente em pesquisa para minimizar o impacto que seus produtos causam ao meio ambiente.

A CASIO, tradicional empresa japonesa reconhecida pela preocupação com o planeta, tem buscado encontrar as melhores soluções para sua linha de projetores. Os equipamentos, hoje utilizados sobretudo no segmento educacional, possuem a tecnologia híbrida Led & Laser. O led, considerado lixo comum, não exige tratamento especial em sua fabricação ou descarte, já que não tem em sua composição substâncias tóxicas, como o mercúrio, presentes na maior parte dos projetores em uso atualmente.

Os equipamentos oferecem ainda a garantia de 20.000 horas de durabilidade sem perder o brilho na fonte de luz, enquanto a média da concorrência são 4.000 horas, estimando-se que o projetor será utilizado em 220 dias em um ano por 6 horas diárias. Os projetores da CASIO têm ainda comprovadamente vida útil de 15 Anos, sem degradação do brilho.

Estudos conduzidos por institutos e auditorias externas confirmam que os projetores da empresa japonesa chegam a economizar 40% de energia quando comparados à média do mercado. Uma das principais razões para essa redução do consumo energético é a função Eco Mode, um controle inteligente de luminosidade que, percebendo a luz do ambiente, ajusta o brilho de projeção automaticamente. Um ajuste manual em 5 níveis é também oferecido nos aparelhos da marca.

A linha Green Slim, além de oferecer os benefícios mencionados anteriormente, ainda consome menos material para sua confecção, por ser leve e fino, de fácil transporte.

O gerente de marketing da CASIO Projetores no Brasil, Júlio Chagas, explica que “para a CASIO sustentabilidade não é green washing. Temos a preocupação com o meio ambiente, reduzindo o consumo de materiais na fabricação, assegurando economia de energia no consumo e não utilizando lâmpadas de mercúrio, altamente poluidoras e que oferecem grandes riscos   no descarte e no caso de quebra, durante o uso. Nossa estratégia é que nossos equipamentos sejam utilizados em escolas no mundo inteiro, melhorando a performance de professores e alunos. Nossos projetores são fabricados no Japão onde direitos trabalhistas são muito respeitados e a ética para com o consumidor é questão de honra”.

Foto: Divulgação CASIO Projetores.