News

Você usa whatsapp no teu negócio?

Há muita gente que nunca tuitou. Outras jamais postaram uma foto no Instagram. Há os inimigos declarados do Facebook e aqueles que só entraram duas vezes no Youtube. No entanto, é missão quase impossível conhecer alguém que não tenha whatsapp, que o brasileiro carinhosamente chama de zapzap.

 

Pesquisas recentes indicam que 80% dos smartphones do Brasil tem o aplicativo instalado e que a empresa tem 1 bilhão de usuários ao redor do mundo.  42 bilhões de mensagens são trocadas todos os dias pelos usuários do whatsapp e em média, brasileiros checam o celular 23 vezes ao dia para ver seu conteúdo.

 

Diante de números tão expressivos, não há como negar sua importância na comunicação contemporânea. Mas teu negócio usa o whatsapp como ferramenta de interação com clientes?

 

Sim, é muito possível trabalhar imagem e vendas usando essa tecnologia. Politicamente é utilizada com frequência, inclusive recentemente na paralização dos caminhoneiros. Inclusive a proliferação de fake News tem muito a agradecer ao whatsapp. Mas isso já é outra estória.

 

Muitas empresas já utilizam do canal como canal de atendimento ao consumidor. As antigas centrais de SAC tem sido substituídas por pequenas e médias empresas por profissionais que usam do whatsapp para  resolverem problemas pontuais, críticas ou elogios.

 

Inúmeras lojas no Instagram usam do Whatsapp como canal de compra e vendas, além de anunciar promoções, desde que respeitadas as políticas de privacidade.

 

Há outras organizações que criam grupos de whatsapp para assegurar fidelização e engajamento. No entanto, é preciso cuidado, estratégia e muito bom senso para que o uso da ferramenta não se volte contra a empresa.

 

Se você pretende usar o whatsapp dentro da estratégia de comunicação é preciso se assegurar que as respostas sejam rápidas, que os clientes autorizaram o contato, que o português seja impecável. Nem é preciso dizer que propagandas em excesso são catastróficas e que os grupos precisam de moderação para não transformar a vida dos usuários em um inferno estressante.

 

Como qualquer outra plataforma, é preciso ter profissionais capacitados para gerenciar o canal e assessoria de agências especializadas em comunicação.

 

O uso do whatsapp ainda exige muita reflexão e testes, daí a necessidade de profissionais especializados. Mas é inegável sua eficiência e importância.

Comente