News

FOHB leva reivindicações do setor ao I Encontro de Hotelaria Nacional

Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil reafirma sua posição sobre direitos autorais e isenção de vistos em evento com Ministro do Turismo e Presidente da Embratur

São Paulo, 27 de maio de 2019 – O I Encontro de Hotelaria Nacional, que ocorreu em Brasília na última quinta-feira, 23, foi promovido pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e reuniu 250 pessoas, dentre os quais representantes do Poder Executivo,  hoteleiros, dirigentes de entidades ligadas à hotelaria e ao turismo, empresários do setor além dos parlamentares da CPTur.

O FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil,  através de seu presidente executivo Orlando de Souza, apresentou o estudo em parceria com a FGV –  Fundação Getúlio Vargas, que demonstra o potencial da hotelaria na criação de empregos em todo o território nacional e reafirmou, também, sua posição favorável à aprovação,  pelo Senado, da isenção dos vistos para turistas dos EUA, Canadá, Austrália e Japão.

“É preciso sempre lembrar da importância do turismo para a economia brasileira. Nossos estudos demonstram que a cada 1 milhão de reais de aumento na demanda do setor de alojamentos, 25 novos postos de trabalho são criados de forma direta, indireta e induzida. Da mesma maneira, apoiamos irrestritamente a normativa de isenção de vistos, que beneficiará sobremaneira os meios de hospedagem e alimentação do país e impactará a balança comercial positivamente.  Segundo o Ministério do Turismo, pode-se alcançar até a cifra de  800 milhões de reais em um ano” explica Orlando.

O FOHB também reiterou sua posição favorável na manutenção no texto da LGT– Lei Geral do Turismo, aprovada pela Câmara, em que não cabe a cobrança de direitos autorais dentro do apartamentos dos meios de hospedagem.

“Somos favoráveis às cobranças nas áreas públicas, como bares, restaurantes, academia e áreas de evento. Já a cobrança nos quartos dos hóspedes é indevida. Há um consenso jurídico de que se trata de uma área privada “ lembra  o presidente executivo do FOHB.

O evento contou ainda com as presenças do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e do novo presidente da Embratur, Gilson Machado. Participaram também os presidentes Manoel Linhares, da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Munis Kalassa, da ABR – Associação Brasileira de Resorts, da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e da FRENTUR, que também apresentaram aos senadores e deputados seus projetos, pautas e sugestões para investimentos em turismo.

Sobre o FOHB
O FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – é uma entidade associativa sem fins lucrativos que reúne as mais importantes redes hoteleiras com atuação no país. Fundado em 2002, hoje conta com 26 redes associadas, tanto nacionais, como internacionais.
São 673 hotéis de redes associadas ao FOHB, que juntos totalizam mais de 120 mil unidades habitacionais (UHs). Estão presentes em 164 municípios nas 5 regiões do Brasil, gerando mais de 153 mil empregos diretos e indiretos. Em 2021, os hotéis das redes associadas ao FOHB serão 866, que totalizarão mais de 150 mil UHs.

Atendimento para imprensa:
Barbara Teisseire
barbara@promonde.com.br
Phone: + 55 11 4265 1464
Mobile: +55 11 9 6660-7867
Rua Ernesto de Oliveira, 361
São Paulo/SP – CEP: 04116-170
www.promonde.com.br

Comente