News

I Festival Gastronomia da Serra apresenta o prato típico de Itapecerica da Serra

Costela suína com geleia de cambuci, creme de palmito e farofa de mandioca e bacon é eleito símbolo culinário da cidade

 

São Paulo, 15 de dezembro de 2018 –   No último dia 4 de dezembro, a Secretaria de Turismo de Itapecerica da Serra, em parceria com o SENAC de Taboão da Serra, reuniu no Hotel Terras Altas, 83 convidados para escolher o prato típico do município, localizado a 40 km da capital paulista. O evento- que reuniu estudantes, professores de gastronomia, jornalistas e chefs de cozinha- teve como objetivo promover a cultura local, incentivar chefs e empreendedores no ramo alimentício e valorizar produtos regionais, como o cambuci.

Seis chefs participaram de um concurso que premiou o prato que melhor simboliza a história da cidade, utilizando unicamente os ingredientes típicos e locais. A chef Genilda de Fátima Ribeiro Vidulic, do Espaço Hikari, foi a ganhadora com sua costela suína com geleia de cambuci, farofa de mandioca e bacon, e creme de palmito. O segundo lugar ficou com o chef Celso Frizon, do famoso restaurante Dr. Costela, parada obrigatória na BR 116, Rodovia Régis Bittencourt para quem aprecia churrascos. O terceiro lugar ficou com o chef do Hotel Terras Altas, José Adriano Cordeiro de Araujo.

Para o prefeito da cidade, Jorge Costa, “O evento atuou em várias frentes, valorizou os talentos culinários de nossa cidade, incentivou alunos para o empreendedorismo e promoveu frutos e especiarias do ecossistema local, com destaque aos produtores da região.”

“Estamos trabalhando fortemente no resgate da História e da cultura de Itapecerica da Serra. Nossa cidade foi por muito tempo o refúgio de artistas importantes da MPB, escritores, atores e atrizes. Temos uma narrativa histórica importante com a fusão de elementos indígenas, africanos, portugueses e alemães.   Já passou da hora de mostrar que temos uma contribuição cultural, sem esquecer de nossa vocação para o ecoturismo e turismo religioso” explica Elaine Saron, secretária de turismo.

O I Festival Gastronomia da Serra foi realizado em parceria com o SENAC de Taboão da Serra e apoio do Hotel Terras Altas.

Comente