Atout France reuniu alguns dos mais importantes especialistas de luxo da França e Brasil
Mais de 700 pessoas acompanharam a primeira edição do France Excellence
Transmitido ao vivo, via internet, para uma audiência média de 700 pessoas por minuto, a primeira edição do France Excellence, teve início às 13h45, com discurso da embaixadora da França, senhora Brigitte Collet. Em seguida, direto de Paris, o senhor Olivier Gabet, diretor do Musée des Arts Décoratifs de Paris, traçou um panorama histórico do luxo desde a antiguidade até os dias de hoje. Em sua palestra, intitulada “As mil faces do luxo: uma viagem através do tempo e da geografia” e usando como base a exposição Luxes, que ficou aberta ao público entre outubro de 2020 e julho de 2021, o especialista em arte apresentou dezenas de peças, fabricadas nos últimos 10.000 anos, ressaltando os atributos do luxo nas diversas épocas e culturas, como a excelência, a beleza e a criatividade.
Caroline, então, entrevistou Natalia Rios, à frente de um ateliê em São Paulo, que fornece bordados para algumas das mais importantes marcas de moda e decoração no Brasil. A exbailarina aprendeu em Paris, na célebre Maison Lesage, hoje parte do grupo Chanel, algumas técnicas da alta-costura, entre elas o crochet de Lunéville, inédita no mercado brasileiro e praticada pelas maiores maisons francesas como Chanel, Dior e Schiparelli.
O primeiro painel do evento, cujo tema foi “O savoir-faire, pilar da excelência” contou com a moderação de Carlos Ferreirinha, CEO da MCF Consultoria e autor do livro “Paladar não retrocede”, pela DVS editora. Neste debate o CEO para América Latina da Hermès Paris, Jean-Manuel Lémenager, explicou que a Hermès não é uma marca, mas uma assinatura. E mais do que falar de luxo, na maison se fala de alta qualidade, cuja devoção é permanente. Para o executivo francês um bem ou serviço de alto padrão deve oferecer autenticidade e emoção. Para ele, não há, em absoluto, conflito entre tecnologia e artesanalidade. Cada um desses elementos cumpre um papel. A modernidade é integrada a processos, inclusive na logística e e-commerce. Daí, pode-se explicar, o sucesso da parceria entre Apple e Hermès, em um relógio único.
Bénedicte Epinay, diretora do Comité Colbert, que reúne 85 marcas de prestígio na França e 17 instituições artísticas e culturais, explicou que o luxo francês é a primeira escola para os Chevaliers des Arts et Lettres. Para ela, o luxo francês não só é consumido pelos jovens – 55% dos clientes pertencem às gerações Y e Z – , mas é a chance que muitos têm para se tornarem futuros grandes nomes seja na moda, na arquitetura, na perfumaria, na gastronomia, na hotelaria, joalheria ou na indústria de vinhos. A executiva explica que o gesto do artesão francês, cuja técnica existe há séculos, está em constante evolução, mas a busca pela perfeição se mantém inalterada.
Opinião compartilhada também por Dominique Niel, diretora do Ateliers de France, empresa responsável pela recuperação de Versailles, Notre Dame de Paris e do Cidade Matarazzo. Segundo a senhora Niel, o luxo é a paixão e o orgulho de um trabalho bem feito. O luxo francês se mantém hegemônico, porque soube preservar a história, os saberes e as técnicas, restaurando patrimônios que servem de inspiração para os novos criadores. Na empresa há oficinas com mais de duzentos anos de existência e valoriza-se métiers (ofícios) que em uma sociedade de consumo de massa não são valorizados. São esses métiers que garantem a excelência francesa e o seu savoir-faire.
O painel seguinte contou com a participação de Tomas Perez, CEO da Teresa Perez; Adelaïde de Clermont-Tonnerre, influente jornalista francesa e membro do júri que elege os hotéis Palace na França; Yann Gillet, diretor do Hotel Martinez, em Cannes; e mediação de Jayme Drummond, professor de hotelaria e apresentador do canal Carioca NoMundo. Nesta mesa, Tomas lembrou que a França é o destino europeu mais vendido pela operadora brasileira e que não há possibilidade de se falar de luxo sem mencionar a hotelaria francesa. Para a senhora Clermont-Tonnerre os hotéis Palace da França se distinguem dos cinco estrelas do mundo pelo seu caráter lendário e pelas experiências únicas que eles oferecem. Para ela, o Martinez Cannes é um exemplo. Durante o Festival de Cinema, é possível encontrar pelos corredores, elevadores, restaurantes e no lobby as maiores estrelas de cinema do planeta. Motivo de orgulho de Yann Gillet, que explica o cuidado 24 horas com os detalhes da operação e também a busca ininterrupta por criar experiências únicas para os hóspedes, sem deixar de lado as preciosas técnicas francesas na alta gastronomia, na governança e nos demais serviços.
Jayme Drummond lembrou o quanto a primeira classe da Air France sempre foi referência internacional. O cuidado com as louças, os talheres, as taças refletem o famoso arts de la table (artes da mesa). Os uniformes da empresa que sempre foram criados por grandes maisons de alta costura – Dior, Balenciaga, Nina Ricci, Carven, Christian Lacroix. Os menus por chefs estrelados Michelin e as salas VIP nos aeroportos sempre traduziram o art de vivre francês.
O evento foi encerrado com uma conversa de Caroline Putonki com Alexandre Allard, o francês que está à frente do Cidade Matarazzo. Allard explicou que, para ele, o Brasil tem um potencial criativo muito forte, impactante, que só não é aproveitado em sua totalidade por falta de técnica. Daí seu compromisso em trazer alguns dos nomes mais importantes da arquitetura, do design internacional para valorizar a identidade nacional, e inúmeros artesãos franceses para compartilhar suas técnicas seculares com artesãos brasileiros. Assim como Bénédicte Épinay, o luxo é escola. Para ele luxo é criatividade e muito trabalho. É treino. Daí que o Cidade Matarazzo não será apenas um espaço de compras e entretenimento com o melhor hotel do país, mas antes de tudo, será um campus, onde inovação e técnica se encontrarão para o bem do país, para o bem do planeta. O novo luxo, como disseram todos os especialistas e Allard reforça, é sustentável. Tudo que é descartável é oposto ao luxo. Para ele, as novas gerações querem viver momentos, muito mais do que acumular. Mas o ato de compra é bem pensado e focado no que é durável. O novo luxo passa pelo respeito às pessoas, aos saberes ancestrais e ao chão local – na França , os famosos terroirs. A excelência francesa se mostra no orgulho da profissão, o que fez com ele devolvesse também aos 4.000 trabalhadores brasileiros a felicidade de sentirem-se realizados com a obra a poucos metros da Avenida Paulista e que será um marco na cidade.
A conferência marcou o primeiro dia da edição 2021 do France Excellence. Nos dias 21 e 22, mais de 750 reuniões foram organizadas entre profissionais brasileiros e franceses.
O material da palestra será reunido em um livro que estará disponível após o evento. São parceiros do evento o escritório de turismo de Aix-en-Provence, Auvergne-Rhône-Alpes Tourisme, Marseille, Paris e Reims, na Champagne, a telefônica Bouygues Telecom, as DMCs French Side Travel e Li-Colibri, as lojas de departamentos Galeries Lafayette e La Samaritaine, o Grupo Les Sources de Caudalie, e os hotéis Maison Mère (4*), Martinez Cannes (5*), Park Hyatt Paris Vendôme (5* – Palaces de France) e Intercontinental Marseille – Hotel Dieu (5*). O evento conta com o apoio da Câmara de Comércio França-Brasil e o Hotel Rosewood Matarazzo e patrocínio da Air France.
Sobre Atout France
Atout France, a agência oficial de desenvolvimento turístico da França, trabalha para o desenvolvimento da indústria do turismo. A Agência mantém um sistema de monitoramento e análise do mercado turístico internacional. Este conhecimento da oferta e da demanda lhe permite definir estratégias para desenvolver o turismo francês. A Atout France traz sua experiência em engenharia e desenvolvimento a fim de aumentar a competitividade das empresas e a atratividade dos destinos franceses. A Agência auxilia 1200 profissionais em suas operações de marketing e promoção turística na França e no exterior e, é responsável pelas missões destinadas a melhorar a qualidade da oferta: classificação das hospedagens turísticas, registro dos operadores de viagens, monitoramento e promoção do selo Vignobles & Découvertes. A Agência desenvolve suas missões internacionalmente graças a uma rede de 33 escritórios em 30 países. Sua área de intervenção se estende a 78 mercados graças às ações realizadas em colaboração com os serviços das embaixadas francesas
Contato Imprensa Atout France
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