News

Peruvian Culinary Experiences 2022: Peru pretende liderar turismo gastronômico mundial

O Peru assumiu o desafio de se tornar o principal destino de turismo gastronômico em nível internacional. Este segmento estratégico é ideal para fortalecer a recuperação do setor, impulsionada pela estreita relação entre a gastronomia peruana e a identidade nacional.

Com este objetivo, a Comissão para a Promoção de Exportações e Turismo do Peru (PROMPERÚ), organizou uma conferência empresarial presencial na cidade de Lima para facilitar as relações comerciais entre empresários nacionais e internacionais, e promoveu a capacitação e o intercâmbio de experiências e informações através de seminários e palestras especializadas em turismo gastronômico.

O evento denominado “Peruvian Culinary Experiences 2022” foi realizado nos dias 13 e 14 de setembro de 2022 e foi a primeira conferência de negócios nesta modalidade: cinco seminários e duas palestras especializadas em turismo gastronômico e promoção de destinos turísticos foram realizados a cargo de destacados representantes de turismo e gastronomia a nível nacional.

Ao final do evento, os operadores turísticos internacionais que participaram da conferência de negócios desfrutaram das experiências gastronômicas oferecidas pela capital peruana: receberam aulas de culinária, visitaram um mercado local e puderam degustar produtos orgânicos e superalimentos. Da mesma forma, realizarão viagens de familiarização de 16 a 19 de setembro aos seguintes destinos: Cusco, Loreto, Arequipa e Rota Moche; onde poderão explorar a cultura culinária e gastronômica, bem como as principais atrações turísticas do Peru, como o mundialmente famoso Machupicchu e a Amazônia.

O PROMPERÚ direciona seus esforços para três objetivos fundamentais: aumentar o fluxo do turismo gastronômico internacional, promovendo experiências turísticas e produtos baseados na gastronomia regional; promover a experiência turística em torno da cadeia de valor de insumos nativos como nossos superalimentos que caminham lado a lado com as cozinhas regionais para contribuir para sua conservação e uso sustentável; e promover a geração de alianças estratégicas e ferramentas que visem a promoção e posicionamento do país como destino líder em turismo gastronômico. Assim, novas e melhores experiências serão oferecidas aos turistas, com o Estado e a iniciativa privada trabalhando juntos.

Em 2011, a Organização dos Estados Americanos (OEA) distinguiu a gastronomia peruana como Patrimônio Cultural das Américas para o Mundo e, até hoje, o Peru continua sendo uma das principais referências na região e no mundo: este ano já ganhou o prêmio como Melhor Destino Culinário da América do Sul no World Travel Awards e também estará concorrendo na categoria de melhor destino culinário do mundo na próxima gala deste importante prêmio.

Atendimento à imprensa
Promonde Conteúdo & Conhecimento

Evi Andrade
Telefone/Whatsapp: 11 98385-7364
evi@promonde.com.br

Comente