News

Esqui Cross: um esporte de inverno que você precisa conhecer!

Quando falamos sobre os esportes praticados na neve, as primeiras modalidades que vêm à nossa cabeça são o snowboard e o esqui alpino, certo? Mas o esqui cross country, também conhecido como “maratona na neve”, é outro esporte bastante praticado nas principais estações de esqui do mundo. A seguir, você conhecerá as principais técnicas, equipamentos e uma curiosidade que vai te deixar bastante impressionado sobre o esqui cross country.

Não existe “moleza” nessa modalidade

Dentro de todo o leque de esportes na neve, o esqui cross é, possivelmente, o mais desafiador. Aqui, o que conta mesmo é a resistência física de quem resolve praticar, pois essa modalidade vai exigir que você percorra grandes espaços com o auxílio do impulso de dois bastões. A distância desses circuitos pode variar entre 2 a 50 km. Desafiador, não?

Regras e técnicas básicas para dominar esse tipo de ski

Para percorrer longas distâncias, o praticante pode escolher entre duas técnicas do esqui cross country. A primeira delas é o estilo clássico, onde o esquiador se desloca pela neve com os esquis paralelos em um movimento bastante parecido com uma caminhada.

A segunda, por sua vez, é um pouco mais complexa e veloz. Conhecida como “skating” ou “free style”, o praticante deve fazer um movimento de “empurrar” o ski “para fora” com o auxílio dos bastões. Vale ressaltar que, no freestyle, você deve inclinar o seu corpo a 45 graus enquanto esquia. E aí, você se desafiaria nessa modalidade?

Em uma competição, as regras são basicamente as mesmas para o estilo clássico e livre. No geral, os esportistas devem evitar obstruir o caminho de competidores mais rápidos, não podem queimar a largada e devem evitar mudanças repentinas de pista, especialmente em áreas de colinas.

Curiosidade: o esqui cross-country ajudou até mesmo o homem a caminhar sobre a lua

Calma, querido leitor! eu vou te explicar direito essa história. Quando Harrison Schmitt visitou a lua, em 1972, como um dos membros da espaçonave Apollo 17, ele foi capaz de estabelecer um recorde de velocidade de moonwalk usando os princípios de impulso usados no ski cross-country. Ele ainda afirmou que a lua seria um lugar ideal para praticar essa modalidade do esqui no futuro.

Enquanto nós ainda não podemos ir até a lua para esquiar, eu sugiro que você conheça essa modalidade na pista de esqui mais badalada do mundo, localizada em Courchevel.

Lá, você pode ter a oportunidade de desfrutar o all inclusive do Resort Écrin Blanc, que inclui – dentro do seu serviço hospitaleiro – aulas de ski para todos os hóspedes. A grande vantagem é que essas aulas, ministradas pela escola de ski francês (ESF) podem ser lecionadas por professores brasileiros.

Para tornar a sua experiência com o esqui cross ainda mais dinâmica, o serviço de ski-in/ski out permite que você saia – literalmente – do resort já esquiando. Os equipamentos necessários para a esquiagem são fornecidos pelo Écrin-Blanc. Não deixe de conhecer as pistas de esqui de Courchevel. Desfrute da oportunidade de praticar essa modalidade em uma das maiores pistas de ski do mundo e sinta a sensação de estar esquiando sobre a lua!

É possível também praticar esqui cross em Megeve, e para isso, você pode se hospedar L’Arboisie ou no Mamie

O L’Arboisie é uma escolha sofisticada, com quartos, suítes e apartamentos projetados para casais e grupos de amigos. Com piscina interior aquecida, spa e um restaurante renomado, este hotel é perfeito para quem busca conforto e bem-estar.

Para uma estadia mais acolhedora e familiar, o Mamie é a opção certa. Com uma atmosfera autêntica, este hotel oferece quartos aconchegantes e uma seleção de quitutes locais.

Pit stop em Paris? você pode contar com o hotel Le Scribe, que fica localizado ao lado da Galeries Lafayette e Printemps.

Comente